02 - História da Moda - Início do Século XX

História da Moda – Início do Século XX


 

http://saberdamoda-com-br.blog.omb100.com/upload_clientes/71317/userfiles/image/Revistas%20da%20%C3%A9poca%20de%20Lucien%20Vogel%2C%20e%20George%20Barbier%20%20respectivamente.pngA História da moda, continua no início do século XX, Londres já começava a aparecer no cenário, mas Paris continuava com praticamente toda alta moda, realizando shows de moda que atraiam interessados de vários pontos da Europa com participação de revistas dedicadas à moda que enviavam seus editores, bem como as lojas de departamento que enviavam compradores no intuito de copiar abertamente as linhas de estilo e detalhes de acabamento entre outros.

Nessa época, a Alta Moda que se caracterizava por roupas sob medida e modelos exclusivos, e a Prêt-à-Porter (Pronto para Vestir) que vinham das lojas de departamento, caracterizavam as últimas tendências de Paris, adaptando-se ao estilo de vida de seus clientes.

Os dois estilos ( Alta Costura e Pronto pra Vestir), ainda se misturavam, coexistindo muitas vezes em casas, onde as costureiras se dividiam nas duas produções, sem no entanto haver concorrência bem definida entre estes.

As revistas tiveram papel fundamental nessa época, pois começaram a incluir fotografias, assumindo posição de influência. Elas passaram a ser cobiçadas, e teve um efeito muito acentuado sobre o gosto do público.

Talentosos ilustradores como Paul Iribe, Georges Lepape, ERTE, e George Barbier, desenhavam figurinos atraentes para suas publicações, que tratavam do que existia de melhor no desenvolvimento em Moda e Beleza.

A revista considerada mais famosa, era "La Gazette du Bon Ton", fundada em 1912 por Lucien Vogel, que estendeu suas publicações até 1925.

No próximo artigo, entraremos em mais detalhes da história da moda ainda no início do século XX.

       

 textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia