03 - História da Moda - Primeira Década Seculo XX

História da Moda - Primeira Década do Século XX


 

A Primeira Década do século XX, se caracterizou por um período chamado de “Belle Époque”, período este, considerado uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.

http://saberdamoda-com-br.blog.omb100.com/upload_clientes/71317/userfiles/image/Vestido%20primeira%20d%C3%A9cada%20seculo%20XX.PNG

O estilo de roupas usado por mulheres elegantes dessa época, mantinha semelhança com o período de auge da forma pioneira que marcou o fim do século XIX com Charles Worth.

As indústrias da moda até o final do século 19, ampliavam suas criações por conta do estilo de vida mais estável e independente, visto que as mulheres estavam começando a usar roupas práticas de acordo com suas exigências, porém a “Belle Époque”, ainda mantinha o estilo elaborado e estofado do século XIX, não se admitia grandes mudanças, apenas guarnições diferentes eram usadas.

Na primeira década do século XX, as roupas desenvolvidas por costureiros, eram incrivelmente extravagantes, ornamentadas e meticulosamente feitas, caracterizando grande desperdício e consumismo que saltava aos olhos.

Nesse período, até 1908, surgiu o espartilho, que era firmemente atado a cintura forçando os quadris para traz e os seios para frente, criando um efeito de pomba com formato de silhueta em S, que gradativamente até o final da década, foi se tornando um pouco mais reto e fino, devido a cintura alta e saias mais curtas de Paul Poiret.

Nesse período também, surge a primeira casa de moda a oferecer ternos à mulheres  baseado nos moldes masculinos, a "Maison Redfem", com praticidade e elegância, transformou-se em parte indispensável do guarda roupa feminino de toda mulher bem vestida nesta primeira década do século XX.

Na próxima década, veremos que a moda foi se tornando mais fluida e suave.

 

 textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia