04 - História da Moda - Década de 20 Seculo XX

História da Moda - Década de 20 Século XX

 

A segunda década do século XX, ficou sendo considerada a Idade do ouro da moda francesa, o modernismo gerado pelo conflito com carros no lugar de carroças, nobres que perderam sua posição na corôa e a mistura de culturas, incluindo a americana, fez surgir novos clientes, como atrizes, herdeiras americanas, e esposas e filhas de ricos industriais.

 
Moda atriz Louise Brooks

Cabelos compridos e volumosos, deram lugar a cabelos curtos, vestidos também encurtaram subindo acima dos joelhos, os espartilhos deixaram de ser usados e as mulheres passaram a usar roupas masculinas, procurando se parecer com meninos.

Muitos costureiros e estilistas relutaram em aderir a nova tendência, que só foi adotada como estilo na década seguinte.

Bustos menores e cinturas delgadas, eliminaram os vestidos longos, acrescentando-se plumas, bordados e acessórios vistosos.

flapper estilo (conhecido ao francês como o olhar "Garçonne ') tornou-se muito popular entre as mulheres jovens. O Chapeu cloche era muito usado e as roupas esportivas dispertaram interesse de homens e mulheres, destacando-se nesse último estilistas como Coco Chanel que popularizou o aspecto desportivo e atlético.

A grande estilista Coco Chanel também ajudou a popularizar o penteado curto, pequenos vestidos preto, e o uso de camisa de malha para vestuário feminino além de  bijuterias.

Outros designers como Jeanne Lavin e Jean Patou também se destacaram, Lavin usou guarnições complexas, bordados vistosos e frizados com cores claras e florais tornando-se uma marca, expandindo suas criações para moda esporte, peles, langerie, e moda masculina, que culminou com a adoção das grandes casas de moda do seu estilo diversificado. Já Jean Patou, destacou-se pela originalidade simples e estudada com formas geométricas, agradou em cheio os norte americanos, misturando luxo e praticidade, o que direcionou a moda esportiva para o que é hoje.

Os jovens americanos buscando liberdade, sairam da formalidade usando ternos de lã habitualmente, e paletós curtos substituiam os longos casacos além de blusas e bermudas esportivas, para a noite Smokings curtos substituiam os caudas-longa, que se tornaram antiquados.

Salvatore Ferragamo e André Perugia se destacaram no design de calçados, sendo suas criações utilizadas por muitas estrelas do cinema, influenciando em muito a segunda década do século XX.

A tendência que virulizou a década de 20, desapareceu rapidamente após a crise da bolsa norte americana em 1929, dando lugar a um estilo mais conservador.

No próximo artigo, vamos ver como a grande depressão influenciou a moda!

textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia