05 - História da Moda - Década de 30 Século XX

História da Moda - Década de 30 Século XX


 

Na terceira década do século XX, os designers se alinharam às tendências alcançadas pelo público feminino se comprometendo com suas vitórias, redescobrindo uma elegância sutil com sofisticação de forma reconfortante.

http://saberdamoda-com-br.blog.omb100.com/upload_clientes/71317/userfiles/image/Fraque%20de%20Elsa%20Schiaparelli%20com%20Jean%20Cocteau.PNG

Deixou-se de lado a impetuosidade e ousadia da década passada, direcionando-se para uma silhueta mais romantica e feminina. Mudanças na cintura, bainhas chegando até quase o tornozelo, o busto não tão destacado, vestidos de costas nuas para as noites e roupas mais ajustadas ao corpo para o dia, tornaram-se popular.

O corpo feminino assumiu uma silhueta mais magra, romantica e tonificada, com corpos atléticos entrando em voga. Isso despertou a moda para ser usada ao ar livre com costureiros se dedicando ao estilo "sportwear" da época, sendo aproveitado pelas grandes lojas para dedicar-se a esta divulgação.

Os cabelos deixaram o estilo flapper para um corte mais curto.

Elsa Schiaparelli e Madeleine Vionnet se destacaram nesse período. Elsa Schiaparelli mostrou sua primeira coleção em 1929 e foi imediatamente saudada pela imprensa como "um dos raros inovadores". Com seus projetos empolgantes e inventivos, Schiaparelli alem de mudar a forma atual existente, abalou toda sua estrutura. Ela contratou artistas plásticos e surrealistas como Christian Bérard, Jean Cocteau e Salvador Dali , para desenhar as peças de seus vestuários, que projetaram motivos de bordado, fornecendo inspiração para modelos como o terno de bolsos embutidos,e os vestidos de seda pintados. 

Madeleine Vionnet encontrou sua inspiração em estátuas antigas, criando vestidos atemporais e bonitos. Criou o corte viés (cortando em diagonal com os fios longitudinais do tecido), ela produziu vestidos de noite que se ajustavam o corpo sem elaboração excessiva ou dissimulação, empregando uma linha fluida e elegante. Usou drapeados de chiffon, seda e crepe marroquino criando efeitos bonitos com equilíbrio sensual, mantendo sua reputação até 1939.

Mainbocher , foi o primeiro designer americano  com influência, a viver e trabalhar em Paris, muitas vezes empregando o corte viés pioneiro de Vionnet, utilizando design simples e elegante. 

O fabricante de artigos de luxo Hermès, popularizou artigos como o ziper, os lenços quadrados feitos a mão e seda estampada além de outras inovações práticas. Perto do final da década, as formas das mulheres assumiu uma silhueta um pouco mais imponente e de ombros largos, possivelmente influenciado por Elsa Schiaparelli. As formas dos homens continuou a tendência informal, prática que havia dominado desde o fim da Primeira Guerra Mundial.

No próximo artigo, a segunda guerra mundial faz começar a desmoronar a reputação de Paris como centro mundial da Moda.

 

textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia