Na terceira década do século XX, os designers se alinharam às tendências alcançadas pelo público feminino se comprometendo com suas vitórias, redescobrindo uma elegância sutil com sofisticação de forma reconfortante.
Deixou-se de lado a impetuosidade e ousadia da década passada, direcionando-se para uma silhueta mais romantica e feminina. Mudanças na cintura, bainhas chegando até quase o tornozelo, o busto não tão destacado, vestidos de costas nuas para as noites e roupas mais ajustadas ao corpo para o dia, tornaram-se popular.
O corpo feminino assumiu uma silhueta mais magra, romantica e tonificada, com corpos atléticos entrando em voga. Isso despertou a moda para ser usada ao ar livre com costureiros se dedicando ao estilo "sportwear" da época, sendo aproveitado pelas grandes lojas para dedicar-se a esta divulgação.
Os cabelos deixaram o estilo flapper para um corte mais curto.
Elsa Schiaparelli e Madeleine Vionnet se destacaram nesse período. Elsa Schiaparelli mostrou sua primeira coleção em 1929 e foi imediatamente saudada pela imprensa como "um dos raros inovadores". Com seus projetos empolgantes e inventivos, Schiaparelli alem de mudar a forma atual existente, abalou toda sua estrutura. Ela contratou artistas plásticos e surrealistas como Christian Bérard, Jean Cocteau e Salvador Dali , para desenhar as peças de seus vestuários, que projetaram motivos de bordado, fornecendo inspiração para modelos como o terno de bolsos embutidos,e os vestidos de seda pintados.
Madeleine Vionnet encontrou sua inspiração em estátuas antigas, criando vestidos atemporais e bonitos. Criou o corte viés (cortando em diagonal com os fios longitudinais do tecido), ela produziu vestidos de noite que se ajustavam o corpo sem elaboração excessiva ou dissimulação, empregando uma linha fluida e elegante. Usou drapeados de chiffon, seda e crepe marroquino criando efeitos bonitos com equilíbrio sensual, mantendo sua reputação até 1939.
Mainbocher , foi o primeiro designer americano com influência, a viver e trabalhar em Paris, muitas vezes empregando o corte viés pioneiro de Vionnet, utilizando design simples e elegante.
O fabricante de artigos de luxo Hermès, popularizou artigos como o ziper, os lenços quadrados feitos a mão e seda estampada além de outras inovações práticas. Perto do final da década, as formas das mulheres assumiu uma silhueta um pouco mais imponente e de ombros largos, possivelmente influenciado por Elsa Schiaparelli. As formas dos homens continuou a tendência informal, prática que havia dominado desde o fim da Primeira Guerra Mundial.
No próximo artigo, a segunda guerra mundial faz começar a desmoronar a reputação de Paris como centro mundial da Moda.
textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia