06 - História da Moda - Década de 40 Século XX

História da Moda - Década de 40 Século XX


 

Na quarta década do século XX, a guerra tomou conta da Europa, várias Casas de Moda fecharam, incluindo Maison Vionnet e Maison Chanel, vários estilistas como Mainbocher se transferiram permanentemente para os Estados Unidos.

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O Estado Francês teve de deslocar seu comando para a cidade de Vichy (Vichy regime), promovendo um grande programa de reeducação moral e intelectual, e a Alta Costura não foi poupada; contrastando com o elegante Parisiense, esse regime promoveu o modelo de esposa e mãe como uma mulher jovem, robusta e de postura atlética, que dava muito mais consistência a uma agenda política nesse novo regime.

A Alemanha passou a tomar posse de mais da metade de tudo que a França produzia, incluindo a Alta Costura, chegando inclusive a pensar em mudar esse nicho para Berlim e Viena, apreendendo todos os arquivos da "Chambre Syndicale de la Couture", incluindo a lista de seus clientes, isso foi feito para quebrar um monopólio que não ia de encontro ao Terceiro Reich.

Devido aos tempos difíceis, materiais tradicionais eram substituídos pelo que se dispunha, e desde o início da década a quantidade de tecido para se fazer uma roupa era muito limitado, as roupas da alta moda tomaram um sentido popstar para poder sobreviver.

Essa sustentação em parte deveu-se as esposas dos Nazistas ricos, mas na verdade, parisienses ricos, esposas de embaixadores extrangeiros ricos, clientes do mercado negro e clientes de salões de beleza, mantiveram algumas Casas de Moda abertas, como a Jacques Fath, Maggy Rouff, Marcel Rochas, Jeanne Lafaurie, Nina Ricci, e Madeleine Vramant.

Os penteados com aplicações permanentes permaneceram como padrão, porém a partir de 1940, os cabelos passaram a apresentar-se enrolados em suas partes inferiores.

Como a exuberância por conta da falta de material desapareceu, as mulheres se viram obrigadas a externar sua extravagância através de chapeus muitas vezes feitos de restos de materiais que normalmente seriam descartados, até mesmo papel e madeira. Modistas da época se destacaram nessa área como Pauline Adam, Simone Naudet, Rose Valoir, e Le Monnier.

Os Americanos aproveitaram o Isolamento de Paris e desenvolveu com engenhosidade e criatividade seus próprios designers, onde roupas de cortes simples e inovações para as roupas de trabalho dos homens foram introduzidas; designer como Vera Maxwell se destacaram.

Bonnie Cashin fez com que as botas se transformassem em um importante Artigo da Moda, começando em 1944 a produção sportwear, que juntamente com Claire McCardell, e Anne Klein, formou um trio notável que lançou as bases americanas do sportwear, transformando o pronto-para-vestir em uma maneira elegante e confortável de vestir a mulher moderna.

Muitas atrizes da época como Rita Hayworth, Katharine Hepburn, e Marlene Dietrich, impactaram a moda popular. Costureiros como Christian Dior com vestidos de bustos acentuados, cinturas finas e saias completas extravagantes colocando o figurino em forma de ampulheta, reproduziu de certa forma o estilo da Belle Époque falado em outro artigo. O uso abundante de tecidos e a elegância feminina nos design, assegurou a ascensão meteórica de Dior, bem como sua fama, sendo citado como "Um novo Look!".

No próximo artigo, veremos como após a guerra, Paris ainda conseguia submeter o mundo à Alta Costura parisiense!

 

textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia