09 - História da Moda - Década de 70 Século XX

História da Moda - Década de 70 Século XX


 

A sétima década do século XX, apelidada de década do “eu”, “agrade-se” foi o slogan da década de 70. Alguns viram como o fim do bom gosto. A década começou com a continuação do look hippie do fim dos anos 60, com Kaftans, lenços indianos e túnicas florais. O jeans continuou desgastado e com boca de sino, tie dye ainda era popular, e a moda unissex ganhou força total. Um imenso movimento em favor dos direitos civis para negros combinou-se com a influência da música soul nos EUA, o que causou uma nostalgia pela África e sua cultura. Depois de 1975, a moda foi dominada pelo “look disco”. As calças boca de sino continuaram populares durante toda a década.

Por causa do Punk, Londres manteve um grau considerável de influência na moda, com destaque nas boutiques de King’s Road. Esse templo de iconoclastia britânica tinha seu foco em acessórios de fetiches e variedades de roupas as quais borracha preta e spikes de aço eram sinais externos de sadismo subjacente. O movimento punk era uma reação direta à situação econômica durante o período de depressão, o veículo para um ódio mais visceral do que político. O punk tinha em seu coração o manifesto da criação através da desordem. Com suas camisas rasgadas, cortes de cabelos no estilo dos nativos americanos, calças bondage e correntes, os punks exportaram um sentimento geral de aversão pelo globo.

Nos Estados Unidos, a tendência da moda era a simplicidade e saias longas, apesar de muitas mulheres terem reagido negativamente ao tamanho midi, pois elas achavam que envelhecia. Calças, por outro lado, ganharam aprovação total. O jeans se tornou uma parte aceitável da moda americana nos anos 70, ganhando seu respeito por causa de sua inclusão nas coleções de roupas esportivas. Calvin Klein e Ralph Lauren saíram do anonimato fazendo roupas para os homens e as mulheres do novo mundo. Dois movimentos oposto dominaram a moda americana. Por um lado existia a alfaiataria, com looks unissex e por outro lado, roupas fluidas e maleáveis com forte influência do glamour da década de 30.

Na moda popular o estilo “glam rock”, usado por artistas do rock como David Bowie e Marc Bolan, teve grande influência, principalmente no Reino Unido.

Vender roupas para homens mais jovens no fim da década de 60 ainda era equivalente a se questionar a masculinidade do indivíduo. A aparência masculina mudou mais nos anos 70 do que no século inteiro. Muitos dos estilistas que revolucionaram as roupas masculinas deviam muitas de suas inovações a Pierre Cardin: ombros justos, linhas mais justas no corpo, sem gravata, sem forro, ternos com zíper, jaquetas acinturadas, etc.

Enquanto lucrava com um estilo bem definido, a moda italiana era luxuosa e fácil de vestir. Giorgio Armani produziu sua primeira coleção feminina em 1975. Armani ofereceu um estilo que apelava às mulheres que agora tinham acesso ao mercado de trabalho e que progressivamente ocupavam altas posições nas empresas. Isso foi apenas o início de sua carreira de sucesso culminando no lançamento da Emporio Armani em 1981. Em 1957, Nino Cerruti abriu a boutique masculina Hitman, em Milão. Um homem de bom gosto e discernimento, lançou sua coleção feminina em 1976. Dois anos depois ele lançou seu primeiro perfume. Ele acabou ocupando uma posição única na moda italiana com suas bem sucedidas carreiras como industrialista e estilista de alta qualidade.

Aqui termina a história da moda sobre a sétima década do século XX. Em breve, teremos artigos com as duas últimas décadas do século. 

 

textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia