10 -História da Moda - Década de 80 século XX

História da Moda - Década de 80 século XX


 

Fim do século XX

Na oitava década do século XX, a moda começou a cruzar as fronteiras internacionais com rapidez. Estilos populares ocidentais foram adotados no mundo todo, e muitos estilistas fora do ocidente tiveram um profundo impacto na moda. Materiais sintéticos como Lycra, spandex, e viscose se tornaram populares e a moda, depois de duas décadas olhando para o futuro, voltou-se para o passado novamente.

A sociedade da década de 80 não se criticava mais como consumista, ao invés disso estava interessada “no espetáculo”. A imagem auto-consciente dessa década foi muito boa para a  indústria da moda, que nunca esteve tão á la mode. Fashion shows faziam muito sucesso na mídia e eram frequentemente televisionados, tendo prioridade alta nos calendários sociais. Aparência era relacionada a performance, que era de grande importância para uma geração inteira de jovens profissionais urbanos, que desejavam parecer poderosos e bem sucedidos no modo de se vestir. O estilo da era disco já não era mais tão aceito no começo da década. Em 1982, os últimos traços dos anos 70 se foram.

Durante os anos 80, o mullet se tornou o corte de cabelo masculino padrão. Já as mulheres faziam permanente no cabelo. Os macacões se tornaram um elemento permanente no vestuário feminino, e no masculino, gravatas slim e óculos de sol estilo wraparound. Durante essa década, a aeróbica estava em alta e acabou trazendo leggings de spandex e faixas de cabelo para moda.

Estilistas japoneses como Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto ofereceram um look que se afastava muito da moda do momento. Sapatos sem salto, mulheres sem maquiagem, modéstia e mistério eram a marca desse look moderno. Eventualmente, começou-se a incluir detalhes da moda do passado, a medida que os antigos locais europeus foram revisitados pelos anarquistas da moda, os quais influenciaram o formato das roupas.

Na moda americana, o estilo sedutor e justo de Donna Karan e a sofisticaçõ casual de Ralph Lauren tiveram grande influência. Como estrela da sociedade de Nova York, Donna karan trouxe uma abordagem muito pessoal e feminina para o estilo severo, com cores sóbrias e casual que dominava a indústria americana de roupas prontas. Donna estabeleceu sua própria marca em 1984 e seu estilo ganhou popularidade instantãnea entre as mulheres da cidade que ficaram gratas com o luxo discreto de suas roupas. Em 1971, Ralph Lauren abriu uma boutique para homens e mulheres em Beverly Hills. Seu estilo aristocrático com preços que os americanos podiam pagar criou uma sensação. Para uma elite que enfrentou todo tipo de vanguarda na moda, isso representava um ponto para recobrar as forças, endorsando um look clássico que havia sido adotado para uma vida ativa. Lauren se tornou o número um nas vendas de roupas prontas e foi igualmente bem sucedido nas suas linhas de esporte e jeans, que lhe permitiram alcançar as mais variadas classes sociais e faixas etárias.

No centro do sucesso da nova onda de roupas esportivas americanas estava a marca de Perry Ellis. Estabelecida em 1978, usava cores e fibras naturais, tirando vantagem das variações elegantes em roupas básicas. Norma Kamali, com suas saias curtas, collant, faixas de cabeça e aquecedores de perna, fez as mulheres ficarem na moda e com estilo, mesmo fazendo exercício.

Kamali também criou a popular saia 'rah-rah'. Também foi notável a popularidade extrema da Adidas.

A multiplicidade de marcas que emergiram durante a década de 80 foi reduzida por causa da recessão econômica que começou no início dos anos 90, destruindo em grande escala o ar otimista que é tão vantajoso na indústria da moda.

No próximo e último artigo, veremos que a Moda no final do século 20 abordou temas que a moda não tinham abraçado anteriormente.

 

textos e fotos extraídos e modificados da Wikipedia