Como misturar e combinar cores

Como misturar e combinar cores

Hoje nós iremos mostrar como misturar e combinar cores sem erro. Roxo! Amarelo! Verde! Essas cores podem fazer maravilhas para dar vida a um look. Ou não. Aprenda a achar os tons que funcionam bem juntos e o seu look será sempre fantástico!

A Ciência das Cores

O cara que descobriu as Leis da Inércia também deixou um presente pra todo mundo que tem problema em se vestir de manhã: A roda das cores. Segurando um prisma perto da janela em um dia ensolarado em 1666, Isaac Newton provou que a luz é refratada em um espectro de arco-íris. A partir disso ele montou a progressão natural das cores em um círculo, o que acabou sendo uma mão na roda para pintores que queriam criar desenhos com cores harmoniosas.  A interação que temos hoje com a roda das cores, a qual evoluiu para incluir tons intermediários, versões das cores quentes e frias dos tons chave, oferece a mesma ajuda quando o assunto é montar um look. Você pode usar somente um tom ou misturar cores opostas ou das bordas para revelar uma variedade de paletas as quais são cientificamente provadas que ficarão maravilhosas.

Monocromáticas

Por que funciona?

Variações claras e escuras de uma cor se misturam lindamente (imagine uma daquelas cartelas de cores que a gente usa para decidir qual tom pintar uma parede)

Para melhores resultados: Use cores escuras nas partes que você gostaria de colocar menos ênfase e cores claras, que chamam atenção primeiro, nas áreas que você deseja dar mais ênfase. Misture texturas (como cetim e malha) para dar mais profundidade ao look.

A paleta ousada: Tudo vermelho

Use um tom mais chamativo (como um vestido vermelho tomate e salto combinando) para transformar seu look em um ponto de exclamação.

A paleta suave: Camadas de Lavanda

Combos sutis de tom sobre tom, como uma saia violeta com uma blusa lilás, tem um efeito de aquarela.

Complementares

Uma outra dica para saber como misturar e combinar cores é ter idéia de como usar as cores complementares.

Por que funciona?

Cores que são opostas na roda das cores tem um visual tão contrastante que acabam se realçando. Vermelho, por exemplo, aparenta ser mais vivo quando combinado com verde. Por isso que tons de folha ficam tão lindos em ruivas.

Para melhores resultados: Use mais ou menos 75% de uma cor e 25% da outra. Se você vestir as duas cores na mesma proporção, seu look pode ficar parecendo um uniforme de algum esporte.

A paleta ousada: Azul cobalto e tangerina.

Use um cardigan azul com um cinto laranja. Procure não exagerar nos acessórios. Se você usar cores fortes para a bolsa e sapatos, os olhos serão atraídos para muitas áreas de uma só vez. Suplemente o look com cores neutras.

A paleta suave: Rosa e verde-água

Cores complementares mais pálidas ainda são energizantes e mais fáceis de usar do que combos com cores mais vívidas. Realce uma blusa cor de menta com pulseiras rosa bebê ao invés de douradas.

Análogas

Por que funciona?

Cores vizinhas da roda de cores funcionam muito bem juntas, sem nenhum esforço. Esse tipo de combinação também faz sucesso na natureza. (lembre-se dos tons em um pôr do sol)

Para melhores resultados: Deixe uma cor ser a principal e as outras você pode usá-las como cores de apoio. A assimetria é mais interessante. Você deve evitar combinar cores ousadas e cores pastéis (como vermelho e pêssego), pois a cor mais vívida vai fazer com que a outra cor pareça turva.

A paleta ousada: Fúcsia, vermelho e laranja

Quando você quiser chamar muita atenção, opte por cores fortes e vivas na mesma proporção. Por exemplo: Um vestido florido com tons vermelhos e laranjas juntamente com uma sapatilha fúcsia.

A paleta suave: Aqua, azul pálido e azul lilás

Uma mistura discreta de cores análogas deixam seu look com ar sublime. Tente usar uma túnica roxo pálido com um lençol azul lilás.

Divisão Complementar

Por que funciona?

Duas cores análogas (vizinhos se dão bem) se unem a uma cor complementar (opostos se atraem) pra um grupo que dá uma sensação inesperada de cores matizadas.

Para melhores resultados: Use as duas cores adjacentes como tons dominantes e a cor oposta como a surpresa do look. Tente focar em uma relação de 75% para 25%.

A paleta ousada: Violeta, anil e laranja.

Há grandes chances das peças estampadas do seu guarda-roupa já terem um desenho com cores baseadas na Divisão Complementar ou Cores Análogas. Você apenas tem que adicionar algum acessório. Por exemplo, uma blusa estampada com tons de azul escuro e roxo ganha mais vida com brincos laranjas.

A paleta suave: Amarelo, Cinza roxo e ameixa

Uma camiseta com tom roxo terroso, com um suéter lilás fica sem graça até que você adicione um lenço de cor mostarda.

 

Esperamos que a partir de agora você se ache uma expert em como misturar e combinar cores sem erro! 

 

Texto original: http://www.realsimple.com/beauty-fashion/clothing/shopping-guide/color-matching

Cŕeditos das fotos:

  1. Monocromática: Victor VIRGILE/Getty Images
  2. Complementar: Edward JamesGetty Images
  3. Análoga: Catwalking/Getty Images
  4. Divisão Complementar: Firstview.com