Curiosidades sobre a Moda 02

15 Fatos curiosos sobre a Moda

Seguem 15 fatos curiosos sobre a Moda para enriquecer o nosso conhecimento!

01. Outro fato curioso sobre moda é que os gregos antigos se exercitavam nus. De fato, é daí que surgiu nossa palavra “ginásio”; γυμνός (gymnos) significa “nu” tanto no grego antigo como no moderno.

02. Crianças e adultos se vestiam de forma indêntica até a metade do século XIX, que foi quando a idéia de roupas infantis começou a fazer sucesso.

03. No ocidente, vestidos e saias são comumente associados a roupas femininas, mas em outras partes do mundo os homens usam tais peças com a mesma freqüência que as mulheres.

04. A classe social e profissional de uma pessoa na Idade Média era representada pela cor de suas roupas. A nobreza vestia vermelho, os camponeses vestiam marrom e cinza, e os comerciantes, banqueiros e pequena nobreza vestiam verde.

05. Em Roma, o roxo era exclusivamente reservado para emperadores e magistrados.

Sapato Muito Antigo

Oldest leather shoe, National Geographic

06. Os sapatos e sandálias mais antigos são de aproximadamente 7,000 A.C. No entanto, análises ósseas dos primeiros humanos sugerem que sapatos começaram a ser usados há aproximadamente 40 mil anos.

07. Na cultura árabe, sapatos são considerados sujos porque eles tocam o chão e cobrem a parte mais baixa do corpo, o pé. É considerado ofensivo mostrar a sola do sapato, assim como jogar seu sapato em alguém é um insulto extremamente grave.

08. Um casulo de seda produz uma média de 600 a 900 metros de filamentos de seda, mas são necessárias de 4 a 8 casulos para fazer um cordão de seda. Num todo, são necessários 30 mil bichos de seda para produzir em média 5,5 kg de seda pura.

09. O delineador ficou popular depois de sua descoberta na tumba do rei Tutankamon em 1920.

10. Já foi um grande tabu vestir preto, a não ser que a pessoa estivesse de luto. As viúvas da época vitoriana tinham que vestir roupas pretas por 2 anos após a morte de seus maridos.

Sapato Chinês Muito Antigo

Chinese lotus shoes

11. Até mais ou menos o começo do século XX, a cultura chinesa considerava pés pequenos um símbolo de beleza. Era uma prática comum amarrar os pés das mulheres desde que eram pequenas para manter seus pés pequenos. Essa prática era limitada somente aos ricos, no entanto, os pés das mulheres que sofriam esse procedimento ficavam deformados ao ponto de elas terem dificuldade para andar.

12. Para todo o fervor que se faz a respeito da Fashion Week, a duração média de um show é de somente 10 minutos.

13. Roupas vintage são roupas que foram feitas de 20 a 100 anos atrás. Porém, roupas retrô são roupas feitas recentemente com um design que lembra o estilo de outro período.

14. Se tornou mais aceitável socialmente para mulheres usarem shorts em público durante a Segunda Guerra Mundial, pois foi feito o racionamento de tecido e as mulheres foram forçadas a trabalhar em empregos mais masculinos.

15. A saia é a segunda peça de roupa mais antiga da história. Ela só perde pra canga.

 

Como podemos ver nesses 15 fatos curiosos sobre a moda, ela esta presente no nosso dia-a-dia desde tempos remotos.

Fonte http: //www.scratchhard.com/about/blog/40-interesting-facts-about-fashion/